11/02/2009

Educadores Blogueiros

Num país onde pouco se escreve e pouco se lê a multiplicação de internautas blogueiros é um bom sinal . Recentemente os educadores descobriram que um blogue pode acelerar o processo de aprendizagem. A evolução tecnológica conduziu a escola ao uso crescente e diversificado do computador como ferramenta pedagógica, e considerando que o processo de informatização das escolas é irreversível, educadores e educação encontran-se em ritmo acelerado de evolução.


Os LIED já foram implantados em milhares de escolas no Brasil e há uma promessa de que em breve todas terão salas de aula com computadores. Esta não é uma realidade distante, então, quem ainda não se preparou para o futuro pode saber que ele já chegou.
O computador exerce um grande fascínio nas crianças e jovens. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo crescimento astronômico das comunidades virtuais, pelos blogueres, fotologues e outras ferramentas da Internet de manuseio cada vez mais fácil.


Como podemos perceber, o computador oferece atualmente várias possibilidades para ajudar a resolver os problemas de insucesso e evasão escolar: o blogue é uma delas. Alguns educadores criaram e usam os blogueres como ferramentas educativas para publicar textos, relatórios, depoimentos, fotos, atividades, vídeos. Enfim, para registrar o dia-a-dia da escola.

O que torna então um blogue interessante e atraente para o aluno?

Quero ressaltar aqui o crescimento dos professores blogueiros, que encontraram nesta ferramenta - o blogue - mais uma possibilidades de formar alunos leitores e escritores. Nascidos na era digital, para muitos a "novidade do computador ou de um blogue" não é tão surpreendente assim, se deixarmos por conta deles, tranformarão os LIEDs numa Lan House ou num "Parque de Diversão Digital". O que fazer então para despertar o interesse do aluno para o nosso propósito educativo? Como blogueira que sou, aprendi muito com outros blogueiros e tenho extraído muito conhecimento de alguns blogues educativos que acompanho por este Brasil a fora. Vejamos: um bolo fofinho e saboroso precisa de uma receita. Como blogue não é bolo, então não vou dar uma receita, mas posso dar algumas dicas.


Primeira: visite muitos blogues, de escolas conhecidas e desconhecidas.


Segunda: aprenda a bloguear com quem sabe, escolha os melhores blogues e aprenda com eles.


Terceira: crie um blog personalizado e poste conteúdos interessantes. É importante definir o público para o qual você está escrevendo.


Quarta: se é um blogue colaborativo ou da comunidade o que dá certo é fazer junto.


Quinta: divulgue o endereço do seu blogue para o máximo de pessoas que puder. Pessoas que tenham afinidade com o seu conteúdo.


Quando educadores e educandos trabalham juntos na criação e na atualização permanente de um blogue escolar, quando todos são coautores, os resultados podem ser ótimos.

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário