Por: Irecy Damasceno
Há bem pouco tempo, publicar idéias e experiências era um privilégio reservado a poucos. Só escritores intelectuais ou muito criativos conseguiam fama e poder. A exigência das editoras, para publicação de uma obra, sempre foi muito grande. Muita avaliação era feita visando principalmente o lucro. Para o autor o custo da publicação era proibitivo. Neste contexto, boas obras e idéias se perderam.
A Internet imprime neste século um novo paradigma de escritor. Agora é mais fácil e extremamente "barato" escrever, registrar os pensamentos, idéias, estudos, experiências, memórias, sentimentos, criar histórias de ficção e depois publicar na Internet. Hoje, ganhar visibilidade pelo que escreve, é algo que está ao alcance de muita gente antes excluída deste processo.
Há bem pouco tempo, publicar idéias e experiências era um privilégio reservado a poucos. Só escritores intelectuais ou muito criativos conseguiam fama e poder. A exigência das editoras, para publicação de uma obra, sempre foi muito grande. Muita avaliação era feita visando principalmente o lucro. Para o autor o custo da publicação era proibitivo. Neste contexto, boas obras e idéias se perderam.
A Internet imprime neste século um novo paradigma de escritor. Agora é mais fácil e extremamente "barato" escrever, registrar os pensamentos, idéias, estudos, experiências, memórias, sentimentos, criar histórias de ficção e depois publicar na Internet. Hoje, ganhar visibilidade pelo que escreve, é algo que está ao alcance de muita gente antes excluída deste processo.
Podemos afirmar que a falta de censura cria o "descartável eletrônico" da mesma forma que cria o "descartável musical". O computador sozinho nao faz milagres e não se configura como o "abracadabra" que abre as portas do sucesso escolar. Algumas dificuldades da educação não serão resolvidas com tecnologia, por mais evoluída que esteja a escola. O potencial pedagógico dos computadores, por si só não basta. Nenhuma educação tecnológica poderá ser plenamente realizada se não contarmos com programas educativos de qualidade; se não houver uma integração entre as matérias e uma articulação eficaz entre as *TIC, os currículos e a prática.
No processo de seleção do que é aproveitável e do que é descartável na Internet, o papel do educador passa a ser fundamental. Só através de um trabalho educativo sério, dinâmico, atraente, moderno e com intervenções pedagógicas bem fundamentadas; teremos educandos interessados nos conhecimentos construídos e ao mesmo tempo como produtores de saber. Com a facilidade na publicação dos trabalhos dos alunos e dos seus próprios trabalhos o educador conectado tem hoje "a faca e o queijo na mão".
No processo de seleção do que é aproveitável e do que é descartável na Internet, o papel do educador passa a ser fundamental. Só através de um trabalho educativo sério, dinâmico, atraente, moderno e com intervenções pedagógicas bem fundamentadas; teremos educandos interessados nos conhecimentos construídos e ao mesmo tempo como produtores de saber. Com a facilidade na publicação dos trabalhos dos alunos e dos seus próprios trabalhos o educador conectado tem hoje "a faca e o queijo na mão".
*Tecnologias da Informação e da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário