17/02/2009

Os três convites

Por: Irecy Damasceno

“VEM SONHAR”, “VEM SER” e “ VEM VENCER”, são os três convites desta metodologia desenvolvida para elevar a auto estima a partir do despertamento dos sonhos e de uma orientação ética para conquistá-los.

Observando a capacidade física e mental de criar, de agir e reagir, podemos afirmar que o ser humano desenvolve alternativas de compensação emocional e orgânica, liberando substâncias e energia suficientes para refazerem as conexões cerebrais perdidas, multiplicar células da rede neural e transformar esperanças em sonhos realizados.

É tempo de SONHAR... Primeiro vem o sonho, depois a escala de valores estabelendo critérios e estratégias para a sua realização. A mente humana não pode ser violada em seus princípios para suas conquistas. VENCER é muito mais do que comprar coisas, viajar, terminar uma faculdade... Vitória, é a PAZ interior que sentimos junto com uma felicidade inenarrável quando nossas necessidades são plenamente satisfeitas, ou seja, satisfeitas em abundância. Vencedores são todos que pagaram o preço do seu sonho. Quanto maior for o sonho, mais alto será o preço a ser pago. Sem o desenvolvimento do ser ético e realizador, as conquistas, por maiores que sejam não trarão o passaporte da felicidade, pelo contrário, pode até mesmo trazer muita angústia e tristeza.

Como ponto de partida é preciso acreditar que a parte impossível do nosso sonho está sob a direção Divina. Só temos que nos ocupar com o que podemos desenvolver: as habilidades e competências necessárias. Precisamos OUSAR, CONQUISTAR e ACREDITAR na nossa própria capacidade transformadora. Se tivermos grandes sonhos e estivermos empenhados em realizar o nosso projeto de vida, "todo o universo conspirará a nosso favor." No entanto, minhas palavras cairão em descrédito se meus olhos não brilharem ao dizê-las. Eles só brilharão se a minha alma estiver em PAZ. Nas escolas os alunos precisam aprender estas coisas, aceitar o convite para SONHAR, para SER e para VENCER e é você professor que está incumbido desta tarefa.

“VEM SONHAR!" É preciso que as pessoas acreditem mais em si mesmas, no seu potencial criativo e criador. O impossível não existe para algumas pessoas apenas, o que um pode fazer o outro também pode. O que um pode ter o outro também pode. O que nos atrapalha muitas vezes são circunstâncias temporárias, que pela nossa falta de fé se tornam permanentes e se levantam como muralhas entre nós e os nossos sonhos. Precisamos derrubar essas muralhas. Mas para derrubá-las precisamos das FERRAMENTAS CERTAS e de pensamento estratégico que é o PLANEJAMENTO. Como chegar até o outro lado sem que as muralhas caiam sobre a nossa cabeça? É simples, para construir começamos de baixo, pelo alicerce, mas para derrubar começamos de cima, não podemos tirar os alicerces sem antes tirar o telhado. É assim na construção e é assim na política. Quando sonharmos com algo que está além das muralhas que nós mesmos ou outras pessoas construíram, só temos duas alternativas: a acomodação que nada mais é do que acomodar a ação, ou seja, não fazer nada. Ou então podemos ACREDITAR que as muralhas não são eternas, que podem ser derrubadas e, neste caso, a nossa única opção é a AÇÃO, descruzar os braços pode ser um excelente começo.

Resumindo, podemos dizer: VEM SONHAR! Eu tenho as FERRAMENTAS CERTAS de que precisa e posso ajudá-lo no seu PLANEJAMENTO. Basta você ACREDITAR, abandonar a acomodação e escolher a AÇÃO.

“VEM SER” é um convite que pode ser abordado dentro da concepção filosófica de Heráclito sobre o DEVIR: "O mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo homem, nem o rio de ontem é o mesmo de hoje". Somos seres em transformação, desde que nascemos até a morte. “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia... Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo...” estes versos da música de Lulu Santos e Nelson Motta “Como uma onda no mar” podem ajudar na compreensão do pensamento filosófico de Heráclito. O autoconhecimento, visto sob a ótica de um projeto ético pessoal, demanda uma constante busca da realização de algo que faça do homem num mestre de si mesmo e, consequentemente, num ser humano melhor. “VEM SER” é então, uma reflexão sobre sentimentos e valores éticos que deverão estar sempre presentes no discurso e nas atitudes do professor, que deverá ser um referencial... um exemplo a ser seguido.

O convite “VEM VENCER” parte do princípio de que é preciso ter perseverança e muito treino para se formar campeões. Então vamos treinar o pensamento para vencer. As aulas serão iniciadas com pensamentos motivacionais. Pode ser que o educador opte por uma única mensagem durante todo o período, ou por uma diferente a cada aula. Pode ser que queira que as mensagens sejam construídas pelos alunos ou que sejam de pensadores famosos. O que importa, na verdade, é que dois minutos gastos com uma palavra de ânimo dos professores para os alunos, pode ser o click para conectá-lo no propósito pedagógico intencional do educador. Basicamente o educador deverá responder, em todas as aulas, a seguinte indagação: como, onde e em quais circunstâncias esta aula vai fazer de mim um vencedor? A abordagem não deverá focar apenas questões materiais e exemplos de pessoas ricas. Mais importante do que o próprio resultado será sempre a ética de todo processo que antecedeu a vitória.

O que deve ser ressaltado no aspecto “VEM VENCER” é a capacidade que desenvolvemos, através das habilidades e competências, para realização dos nossos sonhos, para transformar a realidade positivamente a partir de uma ação analítica e propositiva.

Somos responsáveis por nossas escolhas e estamos em permanente mudança, isto significa que temos uma nova chance a cada instante. Podemos fazer diferente... Podemos fazer a diferença... Então comecemos pela nossa própria vida e pelo nosso trabalho e façamos a diferença na vida dos nossos alunos.



VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário